Na quarta-feira, julho 18th 2018, a Comissão da União Européia impôs uma multa de US $ 5 no Google sobre o antitruste do domínio do Android no mercado de smartphones. Está sendo dito que o Google levou os usuários ao seu mecanismo de busca com o motivo de enfraquecer seus provedores de pesquisa e desenvolvedores de aplicativos. Mesmo no ano passado, o Google foi golpeado por reguladores da UE por abuso de mercado e agora isso aconteceu novamente e desta vez é o mais apertado.
O que é o Android Abuse do Google?
A comissária da UE para a competição Margrethe Vestage disse: "O Google controlou o Android para dominar seu mecanismo de busca e enfraquecer seus rivais de terem a chance de inovar e competir de acordo com os méritos". Ela acrescentou que o Google oferece serviços que todos nós gostamos, mas eles não podem abusar de seus poderes e favorecer seus serviços sobre os concorrentes. Razão básica por trás da CE impor bem do Google são os acordos do Google com as organizações de desenvolvedores de smartphones Android. A Comissão Européia alegou que o Google tem o controle sobre o Android e forçou os fabricantes a instalar o Google Search e os navegadores Chrome em todos os dispositivos Android para uma licença da Play Store. Embora o Android seja um software móvel de código aberto, que está disponível gratuitamente, eles impediram que os fabricantes pré-instalassem seus aplicativos se a versão do Android não fosse pré-aprovada pela empresa, o que viola as regras da concorrência. No mercado de smartphones, o Android tem compartilhamentos de 80% entre os sistemas operacionais móveis e a participação de pesquisa do Google no mercado da UE está acima de 90% na maioria dos países. A CE também afirmou que o investimento do Google no Android é devido ao motivo pelo qual os usuários mudaram do desktop para dispositivos móveis. Então, eles planejaram o tempo todo para dominar o Android com o objetivo de aumentar a popularidade de seus mecanismos de busca.
O que o Google tem a dizer?
O Google negou todas essas alegações e disse que elas apelariam da decisão da comissão de comportamento anticoncorrencial. Al Verney, porta-voz do Google, disse:O Android sempre forneceu mais opções para todos, não menos". O CEO do Google, Sundar Pichai, argumentou que o Android expandiu a escolha para os usuários. O Android permitiu que muitos desenvolvedores de aplicativos, incluindo os europeus, ganhassem a vida através da plataforma.
Palavras finais
O abuso antitruste do Android restringe a concorrência de outros serviços de pesquisa para obter uma participação de mercado enorme no Android. A CE concedeu ao Google uma duração de 90 dias para encerrar todas as práticas ilegais em andamento. Se isso não for feito, eles enfrentarão mais multas de até 5% dos negócios diários diários da empresa-mãe do Google, a Alphabet. Multa da UE
https://www.cnbc.com/2018/07/10/eu-hits-alphabet-google-with-android-antitrust-fine.html