Depois de passar uma quantidade substancial de tempo desenvolvendo um aplicativo Android, a próxima etapa é publicar seu aplicativo Android na Google Play Store. Atualmente, existem mais de 1 bilhão de usuários ativos do Android. Publicar seu aplicativo na Google Play Store facilitará o alcance de sua base de público potencial. Se olharmos para o seguinte estatística, o número de aplicativos disponíveis na Google Play Store de dezembro de 2009 a junho de 2024 está aumentando gradualmente: Com um número tão grande de aplicativos disponíveis na Play Store, publicar um aplicativo Android seria bastante benéfico para o seu negócio. Se você é um novato na área de desenvolvimento de aplicativos ou esta é a primeira vez que publica um aplicativo Android na Google Play Store, aqui estão algumas dicas úteis sobre isso:
Leitura recomendada: Pré-requisitos para publicar aplicativo na Google Play Store
1. Crie uma conta de desenvolvedor no Google Play Console
Para começar o upload do aplicativo, as etapas iniciais são a criação de uma nova conta de desenvolvedor. Além disso, existem 2 tipos de conta de desenvolvedor do Google Play Console: individual e organizacional.
A criação de uma nova conta de desenvolvedor começa visitando o Console do desenvolvedor do Google Play página de inscrição. Você só pode registrar uma nova conta de desenvolvedor do Play Console se tiver ativado a autenticação de dois fatores em sua conta do Gmail.
Você pode selecionar a opção de registro individual ou, se desejar registrar-se como empresa, pode selecionar o tipo de organização na lista suspensa.
2. Envie os detalhes:
Se estiver se registrando em uma nova conta de desenvolvedor do Play Console, você precisará de um número DUNS para sua organização, um número de telefone de contato e endereço de e-mail para usuários do Google Play, um número de telefone de contato e endereço de e-mail para o Google e uma única vez taxa de $ 25 USD.
Depois que esses detalhes forem enviados, você poderá obter a aprovação de sua conta de desenvolvedor do Play Console dentro de 3 a 5 dias úteis.
3. Faça upload do seu aplicativo
Carregue seu aplicativo Android com a opção Adicionar novo aplicativo.
Para enviar um novo aplicativo, clique no botão criar aplicativo mostrado na imagem acima. Uma vez feito isso, você terá que preencher os detalhes básicos, como nome do aplicativo, idioma padrão, seleção entre aplicativo e jogo e as declarações de política do Play Console.
Preencha os dados solicitados e clique no botão criar aplicativo.
4. Configure seu aplicativo:
Assim que os detalhes básicos forem enviados, você será redirecionado para o painel da conta do Play console. Para a próxima etapa, clique na guia do painel visível no menu lateral e visite a seção Configure seu aplicativo.
Aqui você deverá preencher todos os dados obrigatórios para enviar o aplicativo no Play console. Comece um por um. Depois de concluir a seção de conteúdo do aplicativo, vem a próxima etapa.
5. Insira os detalhes da listagem da loja
A página do seu aplicativo desempenha um papel vital para atrair usuários do Android. Mantenha seus detalhes compactos e precisos. Após fazer upload do arquivo APK, acesse a página de listagem da loja e adicione os seguintes detalhes relacionados ao seu aplicativo:
- Descrição completa (até 4000 caracteres)
- Breve descrição (até 12 a 80 caracteres)
- Instantâneos de aplicativos
- Vídeo promocional
- URL do vídeo do YouTube (opcional).
- Capturas de tela do Chromebook (opcional).
Você também pode fornecer detalhes como contato, categoria e muito mais. Esses detalhes da listagem da loja podem ser atualizados sempre que necessário.
6. Adicione detalhes de preços e distribuição
Agora vêm os detalhes de preços e distribuição. Insira o preço do seu aplicativo seguindo as seguintes etapas:
- Selecione se seu aplicativo é gratuito ou pago.
- Selecione os países-alvo.
- Marque as caixas informando que seu aplicativo está em conformidade com as diretrizes de conteúdo.
Salve os detalhes e passe para a próxima etapa. Existem algumas opções extras disponíveis que podem não ser obrigatórias durante a publicação do aplicativo, mas certamente evitam que seu aplicativo receba feedback negativo. Além disso, você pode filtrar manualmente dispositivos não compatíveis. Portanto, use essas opções para conter qualquer negatividade e permanecer no topo do jogo.
Leituras recomendadas: Alternativas para publicar seu aplicativo Android na Google Play Store
Procurando aplicativos de compras nativos para qualquer uma das plataformas a seguir como proprietário de uma loja online?
Construindo aplicativos móveis com PrestaShop
Construtor de aplicativos móveis para OpenCart
Crie aplicativos móveis para Magento 2
Construindo aplicativos móveis com WooCommerce
Um aplicativo Google Play Store será criado e publicado usando esta ferramenta pronta da Knowband. Sua loja e os aplicativos móveis estão conectados com segurança por meio do desenvolvedor de aplicativos móveis para iOS e Android. Quaisquer modificações feitas no site são desfeitas automaticamente pelos aplicativos móveis Android e iOS. Assim, sem a necessidade de sincronização manual, os aplicativos móveis perfeitamente sincronizados realizam toda a tarefa. O plugin inclui o lançamento gratuito do aplicativo e três meses de suporte irrestrito.
Observação: Essas etapas são aplicáveis apenas caso você tenha uma conta registrada como “Organização” no Play Console. Se você se registrou como Pessoa Física, terá que atender aos requisitos de teste fechado para envio do aplicativo. Confira nosso outro artigo sobre “Google torna obrigatório o teste fechado para contas pessoais“. Assim que o teste fechado for concluído, você pode enviar seu aplicativo Android no Play console seguindo as mesmas etapas mencionadas no artigo acima.
Conclusão
Uma página do Google App bem elaborada é a chave para o sucesso do seu aplicativo. Com os pontos discutidos acima, fica bastante claro que publicar um aplicativo Android na Google Play Store é um processo simples e requer apenas alguns minutos. Então vá em frente, publique seu aplicativo e aproveite os benefícios da Google Play Store. Se o seu aplicativo de alguma forma foi rejeitado pelos reguladores do Google, não se preocupe, nós ajudamos você. Pode haver alguns motivos para o Google recusar seu aplicativo, que são discutidos SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA junto com soluções adequadas.
Na Knowband nós fornecemos criadores de aplicativos móveis sem código para plataformas de comércio eletrônico Prestashop, Opencart, WooCommerce e Magento 2. Nossos aplicativos vêm com vários recursos ricos que podem ajudar sua empresa a chamar a atenção de seus clientes. Se você tiver alguma dúvida/sugestão sobre o envio de aplicativos no Play Console, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe de suporte em support@knowband.com.
Você também pode descobrir: Como publicar seu aplicativo iOS na Apple App Store?