Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos, nesse ritmo acelerado, um fator que não pode ser ignorado é escolher os serviços certos para o seu backend. Agora o mundo tem duas melhores opções: Firebase, apoiado pelo Google; e Supabase, que é anunciado como uma alternativa de código aberto ao Firebase. Este blog aborda alguns dos recursos, vantagens e casos de uso de ambas as plataformas para fazer a escolha certa para os desenvolvedores.
Firebase: recursos e benefícios
Firebase é um dos players mais renomados do mercado. Possui um conjunto de ferramentas muito abrangente que atende a diversas dimensões quando se trata de desenvolvimento de aplicativos. Aqui estão alguns recursos principais:
Banco de dados em tempo real e Firestore:
O Firebase oferece duas opções para bancos de dados hospedados na nuvem. Essas opções permitem o armazenamento e a sincronização das informações do usuário em tempo real.
Autenticação:
Suporte para autenticação com senhas, números de telefone e provedores de identidade federados populares, como Google, Facebook, Twitter e muito mais.
Funções de nuvem:
Os desenvolvedores podem permitir que o código de back-end seja executado em resposta a eventos acionados por recursos do Firebase e solicitações HTTPS sem gerenciar servidores.
Análise:
O Firebase se integra ao Google Analytics, uma solução gratuita de medição de aplicativos, para fornecer alguns insights sobre o uso do aplicativo e o envolvimento do usuário.
O Firebase é ótimo para desenvolvedores que precisam de soluções sólidas e escalonáveis, com boa documentação e suporte da comunidade. Funciona perfeitamente para aqueles cenários onde são necessários desenvolvimento e implantação rápidos, tudo graças ao ambiente integrado.
Recomendado Read: Como salvar dados no Firebase no Android?
Supabase: Recursos e Benefícios
Supabase se autodenomina uma alternativa de código aberto ao Firebase, duplicando a maior parte de sua funcionalidade e adicionando os seguintes recursos:
Assinaturas em tempo real:
Da mesma forma, o Firebase oferece funcionalidades em tempo real, mas o Supabase vai um passo além ao integrá-lo a qualquer banco de dados PostgreSQL, proporcionando mais flexibilidade.
APIs RESTful e Postgres:
Gere automaticamente as APIs RESTful a partir de seus esquemas de banco de dados Postgres, o que torna o desenvolvimento de back-end muito fácil.
Segurança em nível de linha:
Supabase aproveita diretamente os poderosos recursos de segurança em nível de linha do PostgreSQL, que permite controle de acesso refinado.
Baseado em padrões abertos:
Supabase foi construído com base em tecnologias abertas, o que significa que os desenvolvedores interessados em ser independentes de fornecedor e manter o controle de sua pilha podem achar muito mais atraente trabalhar com ele.
Supabase é perfeito para desenvolvedores que se preocupam com soluções de código aberto e que precisam de todos os poderes do PostgreSQL com pontos fortes tradicionais, mas habilidades modernas e em tempo real.
Firebase x Supabase
Ao escolher entre Firebase e Supabase, considere o seguinte:
- Facilidade de uso: O Firebase talvez tenha uma pequena vantagem devido à sua documentação abrangente e ecossistema maduro. Além disso, o fato de se integrar a outros serviços do Google também pode ser um fator determinante para muitos desenvolvedores.
- Controle e flexibilidade: O desenvolvimento do Supabase sobre o mecanismo PostgreSQL adiciona uma camada de liberdade para os usuários realizarem operações avançadas de banco de dados, o que é fundamental para usuários com consultas da complexidade acima.
- Custo-benefício: Embora o Firebase seja gratuito no final das contas, seu preço pode se tornar bastante preocupante quando o aplicativo for ampliado. O Supabase, por outro lado, sendo de código aberto, é geralmente econômico e adequado para projetos de quase qualquer magnitude.
Conclusão:
E-humano Firebase e Supabase são maravilhosos. O projeto sempre pode ser ajustado, dependendo da complexidade das operações de dados e do quanto sua equipe já está acostumada a trabalhar com PostgreSQL ou outros bancos de dados NoSQL.
No caso de uma configuração fácil, pré-empacotada e rápida, Firebase é sua melhor aposta, mas se seus projetos são aqueles que encontrarão robustez no PostgreSQL e uma configuração mais flexível e de código aberto, então Supabase é sua escolha. Ambos estão vivos, então as atualizações e o feedback da comunidade podem fornecer alguns argumentos extras a seu favor.
Escolha a ferramenta que você acha que melhor se alinha à sua filosofia de desenvolvimento e às especificações técnicas do seu projeto.
Caso você tenha dúvidas/sugestões, você pode entrar em contato com nosso portal de suporte técnico em nosso endereço de e-mail support@knowband.com. ou você pode verificar nosso módulo mais vendido Aplicativo móvel Prestashop e Prestashop One Page Checkout.
Além disso, dê uma olhada em nosso vídeo mais recente aqui: