"O consenso que chegamos com os Estados para alterar a Constituição para implementar o GST é um grande avanço. Isso por si só tem o potencial de tornar a Índia competitiva e atraente para o investimento".? ~?Narendra Modi, PM, Índia
A Índia, no 1 de julho, 2017, está pronta para escrever um novo capítulo em sua constituição com a introdução do projeto GST. Depois de limpar a emenda constitucional em ambas as casas do Parlamento, o projeto de lei visa proporcionar uma melhor administração dos impostos indiretos e trazer uma lei eficiente que irá checar a evasão fiscal. Apesar do fato de que tudo está prestes a afetar todos os setores da Índia, espera-se que a plataforma de e-commerce seja a mais afetada de todas. A Índia está posicionada para se tornar o segundo maior mercado online no próximo ano depois da China. O write-up tenta apresentar uma visão geral sobre o GST e seu impacto no mercado de comércio eletrônico. O GST é uma reforma complicada como a maioria dos assuntos tributários.
O write-up cumpriu os vários aspectos do GST e seu impacto na plataforma de e-commerce. Listados abaixo estão os pontos cobertos:
?1. Current taxation system
- Problemas com o sistema atual
2. GST
- Significado
- Nossa História
- Limiar limite
- Cobrança de impostos na fonte
3. Efeito do GST no mercado online
4. Vantagens do GST no comércio eletrônico
1. Como o sistema tributário indiano é estruturado hoje?
De acordo com a constituição, o atual sistema de tributação é dividido em centro e estados. Existem certas áreas exclusivas onde ambos os níveis do governo cobram impostos.
Na atual estrutura de tributação, os estados têm múltiplas taxas, incluindo o IVA, juntamente com impostos adicionais sobre comércio interestadual. A taxa de IVA padrão para mercadorias na maioria dos estados é de cerca de 12.5-15%, enquanto a taxa padrão no Centro é de 12.5%. A taxa combinada varia para um mínimo de 25%.
Os impostos são divididos em:
?1. Direct taxes
O imposto sobre o rendimento é um imposto cobrado sobre o rendimento ou lucros da pessoa que o paga e inclui o imposto sobre os lucros da empresa, e não sobre bens ou serviços. Esses impostos são referidos comoimpostos diretos?and are an exclusive domain of central government.
2. Impostos indiretos
Por outro lado, o imposto cobrado sobre bens e serviços, e não sobre o rendimento e o lucro, é conhecido comoimposto indireto. Este é novamente um domínio exclusivo do governo central. Enquanto os impostos sobre o consumo são de domínio exclusivo dos governos estaduais.
Problemas com o arranjo atual?
O governo central cobra seu imposto indireto chamado imposto central sobre cada produto que deve ser fabricado antes de ser consumido. Considere um produto 'A' que será fabricado. O imposto central será cobrado no portão da fábrica. Quando o produto chega a um ponto de venda, o consumidor final tem que pagar um imposto de valor agregado ao consumo.
Se o fabricante importar a matéria-prima de outro estado, o governo do estado cobra impostos junto com o imposto central sobre o mesmo produto. Não só isso, se o produto A é fabricado em um estado e vendido em outro, então, é considerado como 'exportação'. Nesse caso, o estado em que o produto é fabricado coletará um imposto de exportação chamado imposto sobre vendas central.
Portanto, a Índia é economicamente fragmentada. Os múltiplos impostos aumentam o custo e tornam as atividades econômicas muito mais complicadas. Isso tornou inevitável a introdução do sistema "uma nação, um imposto".
2. Imposto sobre Bens e Serviços
Significado
GST é um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) proposto para ser um imposto indireto. É cobrado pela fabricação, venda e serviços em nível nacional. O GST tem como objetivo substituir todos os impostos indiretos cobrados sobre bens e serviços pelo governo central indiano e pelo estado separadamente.
Isso é referido como um imposto abrangente, em vários estágios e com base no destino, que será cobrado sobre cada adição de valor. O multi-estágio refere-se às várias etapas pelas quais um produto passa. A partir do ponto em que a matéria-prima é comprada, o produto acabado vai para o atacadista, seguido pelo varejista e finalmente chega ao usuário final.
Com a introdução do Imposto sobre Bens e Serviços, haverá os tipos 3 de Impostos sobre Bens e Serviços aplicáveis:
CGST:?where the revenue will be collected by the central government
SGST:?where the revenue will be collected by the state governments for intra-state sales
IGST:?where the revenue will be collected by the central government for inter-state sales
ClearTax explicar osignificado de GST?and tax structure under the new regime with a simple tabular representation.
transação | Novo regime | Antigo Regime |
Vendas entre estados | CGST + SGST | IVA + Imposto Central / Imposto sobre Serviços |
Vendas Intra-estatais | IGST | Imposto sobre Vendas Central + Imposto sobre Produtos / Imposto sobre Serviços |
História do GST na Índia
A jornada de GST até agora foi descrita abaixo.
2000:?The Vajpayee government proposed the concept of GST by setting up committee to draft the same.
2004:?The Kelkar Task Force was created for the implementation of Fiscal Responsibility and Budget Management (FRBM) Act, 2003. The committee suggested a comprehensive GST.
2006:?A proposal to introduce a national level GST by April 1, 2010 was mooted in Budget Speech for the year
2007:?Empowered Committee of State Finance Ministers started working on GST roadmap. The Joint Working Group submitted its report to EC in the same year
2009:?First Discussion Paper was released by Empowered Committee
2011:?The constitution 115th amendment bill was introduced in Lok Sabha for levy of GST
2014:?The constitution 122nd amendment bill was passed by Lok Sabha. This enabled the introduction of GST by April 2016
2016:?The constitution 122nd amendment bill passed by Rajya Sabha
2017:?GST council clears state GST and Union Territory GST Laws
Limite de limite sob GST
Cada empresa que tem um volume de negócios de mais de Rs. 20 Lakhs tem que ser obrigatoriamente registrado sob GST. Os contribuintes que já estão registrados no IVA / imposto sobre serviços devem se registrar também no GST. As pequenas empresas podem optar pelo esquema de composição ou podem ser voluntariamente registradas sob o GST. Prevê-se que o limite seja calculado em uma base pan-indiana. Isso significa que a transação pode ser tributada sob GST se o volume de negócios total (de todas as transações em toda a Índia) exceder o limite. Este é outro aspecto positivo para os jogadores de comércio eletrônico que operam em vários estados da nação.
Cobrança de impostos na fonte (TCS)
Em uma transação on-line, o operador de comércio eletrônico é um mediador entre o comprador e o vendedor. Então, a primeira pergunta que é levantada é se o IVA é aplicável na comissão ou é um serviço ou é um contrato composto?
O tão esperado rascunho da Lei Modelo GST (a 'Lei Modelo') foi lançado em junho 2016. A tributação do consumo baseada no destino, conforme proposto pelo GST, garantiria que todos os estados recebessem sua parte da receita com base no consumo real de bens em tal estado. A subseção (a) da Seção 43B esclarece a definição de agregador. Ela diz: "Qualquer pessoa que forneça serviços por um aplicativo ou dispositivo de comunicação que permita a um comprador e vendedor se conectar e adquirir bens ou serviços sob qualquer marca / nome comercial é denominada como agregador".
A lei modelo GST, finalizada pelo conselho GST, prevê 1%Cobrança de impostos na fonte (TCS)?to be deducted by the eCommerce operators. According to the Model law, every electronic commerce operator shall collect up to 1% TCS, as may be notified on the recommendations of the council, of the net value of taxable supplies made through it by other suppliers where the consideration with respect to such supplies is to be collected by the operator. However, turns out?TCS?is in direct conflict with the government’s vision of ‘Make in India’ campaign and ‘ease of doing business’. The obligation of tax collection at source is cast in respect of supplies made by the suppliers online. While the suppliers supplying goods and services from a brick and mortar structure are not obligated to any such tax. Thus, this provision would hamper the business than facilitate doing of business.
Em julho 2016, Sachin Bansal disse:"Uma cadeia de fornecimento nacional que seja agnóstica para suprir ou demandar destino é urgente, importante e vencida por três motivos. Primeiro, é a trajetória de desenvolvimento da Índia para reduzir a pobreza. Segundo, ela melhorará a produtividade das empresas. Finalmente, e produtores ".
No entanto, conforme artigo publicado emThe Hindu, com a introdução da cláusula TCS, haveria o risco de bloquear cerca de Rs. 400 crore de capital por ano. Isso acabará por resultar em aproximadamente 2 Lakh pessoas perdendo seu emprego. Os três gigantes do comércio eletrônico: Amazon, Flipkart e Snapdeal se uniram pela primeira vez para expressar sua preocupação com essa cláusula.
Tendo discutido sobre a definição básica do GST, eis uma compilação do impacto que isso terá no mercado on-line.
3. Efeito do GST no mercado online
Espera-se que o setor de comércio eletrônico floresça e cresça sob a nova era GST. A padronização que o sistema promete deverá ter um enorme impacto na indústria, bem como no mercado on-line.
No regime atual, o mercado on-line cobra taxa de serviço ao fornecedor pela prestação de serviços. No entanto, no sistema GST, o mercado de comércio eletrônico cobraria CGST + SGST ou IGST, dependendo da natureza das transações.
Abaixo estão listados alguns dos impactos que este sistema terá no mercado online, em particular.
Efeito no preço
Na atual estrutura tributária, o estado diferente impõe IVA diferente sobre o mesmo bem. Os jogadores on-line tendem a precificar suas mercadorias a preços com desconto, a fim de promover seus negócios. Como resultado, eles entram em tie-ups para aproveitar a arbitragem tributária. Com o GST, haverá uma taxa de imposto padrão para cada produto. Tornar impossível a arbitragem fiscal trará os vendedores off-line e os e-tailers no mesmo nível em termos de preço.
Comerciantes on-line não registrados
Com o GST, todos os vendedores on-line serão obrigados a se cadastrar. O registro de GST é obrigatório quando o volume de negócios é de Rs. 20 lakh ou mais. Os comerciantes sem registro adequado serão eliminados, independentemente do seu turno.
Pool de crédito
As empresas precisam ter um pool de crédito mais alto do que no sistema de tributação atual. Conforme citado por um executivo sênior de uma empresa de comércio eletrônico, "Pequenos vendedores na indústria terão problemas de fluxo de caixa, já que terão de reivindicar reembolsos por impostos pagos sobre insumos, que os varejistas on-line não poderão contabilizar".
Registro da Companhia
O local de fornecimento, no caso de transações B2C, seria o local do provedor de serviços. Enquanto o local de fornecimento no caso de transações B2B seria a localização do destinatário do serviço. Há chances de que as empresas de e-commerce precisem pagar CGST + SGST aplicável no estado em que o destinatário do serviço está localizado. Como resultado, essas empresas precisariam ser registradas em quase todos os estados onde os destinatários do serviço (ou seja, fornecedores) estão localizados. O sistema de registro centralizado não será mais aplicável.
Emissão de conformidade em devoluções e reembolsos
Esta é provavelmente a questão mais desconcertante para o mercado online. As empresas de comércio eletrônico oferecem a facilidade de COD e retornos e reembolsos fáceis. Como resultado, aproximadamente 15 para 20 milhões de transações por mês em que o retorno e reembolso devem ser feitos. Os retornos agora devem ser arquivados mensalmente por ambas as partes. Os ajustes de reembolso afetarão o imposto.
4. Vantagens do GST no comércio eletrônico
Segundo os especialistas, oImpacto GST?has two major advantages for the eCommerce players.
Nenhum imposto em cascata
O modelo GST facilita o crédito contínuo em toda a cadeia de suprimentos. Removendo o efeito cascata dos impostos, o sistema GST reduzirá o custo total dos suprimentos e o preço final do produto acabado. Espera-se que esse custo-benefício seja finalmente repassado aos clientes ou que ajude a aumentar os lucros das empresas.
Consolidação das taxas de imposto
No sistema atual, existem taxas diferenciadas de IVA para os mesmos bens em diferentes estados. No entanto, espera-se que as taxas de GST nos níveis central e estadual sejam uniformes e harmonizadas. Isso reduziria drasticamente os litígios entre as autoridades fiscais e os agentes de comércio eletrônico. Além disso, espera-se que a taxa de imposto no lado da saída seja mais alta. Todos os impostos de saída serão creditados na prestação de serviços ao vendedor. O mercado on-line também pode reivindicar o crédito de todos os impostos no lado da entrada.
Facilidade de fazer negócios
O sistema GST é um passo à frente no sentido de facilitar a iniciativa do 'Start-up India' do Governo de Modi. Os aspirantes a empreendedores não precisariam bater em várias portas nas várias cidades. Essa foi uma das maiores barreiras no início, mas com o sistema de "um imposto", a Índia pode subir alguns degraus no Índice de Facilidade de Fazer Negócios do Banco Mundial.
Um empurrão para armazenagem
Espera-se que o departamento de logística e armazenamento de empresas de e-commerce seja um dos maiores beneficiários do GST. Os participantes do e-Commerce tiveram que manter vários armazéns nos estados e cidades para evitar o imposto sobre vendas central. Isso aumentou o custo das operações. Com a introdução do GST, eles podem manter armazéns em locais estratégicos. Isso equilibrará o custo da operação e reduzirá a rentabilidade.
Dizer Final
GST é uma ótima jogada para negócios online. Mesmo que o novo regime seja acompanhado por novas formas de cálculo de impostos, acabará trazendo clareza e obrigação tributária.
post relacionado
- Como a desmonetização afeta o comércio eletrônico e outros setores de negócios?
- Como a desmonetização é um benefício para as empresas de pagamento digital?
- Aplicativos de comércio eletrônico que são essenciais neste cenário de desmonetização