Instalação e configuração do Xdebug usando o NetBeans – parte 2

Introdução

Este documento é sobre a instalação do Xdebug e configurá-lo com o NetBeans no Windows.

Como depurar através do Xdebug em um projeto?

Para depurar através do Xdebug, você precisa configurar o projeto no NetBeans. Configure o projeto do sistema Blog no NetBeans. Depois de configurar o projeto no NetBeans, selecione o projeto para o qual você deseja depurar. Agora, vá para o menu Arquivo na barra de menu superior.

depuração de xdebug

Em seguida, clique em propriedades do projeto.

propriedades do projeto

Depois de clicar sobre isso, um pop-up será aberto, onde você terá que selecionar a guia Run Configuration.

guia de configuração

Depois de clicar sobre isso, um pop-up será aberto, onde você terá que selecionar a guia Run Configuration. Então você pode ver o botão Avançado lá. Clique nele e selecione a opção "Não abra a Web

web browser

Agora clique no depurador para iniciar a depuração. Por favor, veja na imagem. E antes disso você tem que abrir o projeto no navegador: Por exemplo: http: // localhost: 8080 / blogs / blogs.php? XDEBUG_SESSION_START = netbeans-xdebug Nota: A parte destacada no URL acima é o id da sessão xdebug. Você tem que passá-lo na página que você deseja depurar.

xdebug-session-id

Você pode ver o Xdebug em execução abaixo da barra de notificação do NetBeans no instantâneo abaixo:

execução de xdebug

Então você tem que adicionar um ponto de interrupção no arquivo de código. O código irá parar nesse ponto e você poderá verificar os valores. Você pode rastrear o código clicando em F7 no NetBeans. Você pode verificar o valor das variáveis ​​dinâmicas passando o mouse sobre as variáveis. Você também pode adicionar a variável na lista de observação.

variáveis ​​dinâmicas

Até que você não complete ou alcance a última linha para o código que você está depurando, no navegador, ele irá parar. Apenas mostrou o carregamento. Depois de concluir a depuração ou fechar a sessão de depuração, ela chegará à página (no navegador) que você está abrindo.

debugging-session-end

Assista ao tutorial completo no seguinte vídeo:

Parece útil? Além disso, leia a outra parte do artigo para obter informações completas e detalhadas:

Instalação e Configuração do Xdebug


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *