Estamos todos conscientes da batalha antitruste do Android entre o Google e a União Europeia. O Google reagiu à multa imposta pela UE ao impor uma taxa de licenciamento aos fabricantes de smartphones Android na Europa. Na terça-feira, 16th de Oct 2018, a gigante da tecnologia anunciou que uma taxa de licenciamento estará disponível para os fabricantes de dispositivos acessarem a Google Play Store.
Que taxa de licenciamento poderia fazer para o Google?
O Comissão Europeia bateu no Google com $ 5B para Android Antitrust Abuse em julho de 18th este ano. O Google imediatamente ganhou todas as alegações de domínio do mercado sobre eles e veio citando: "O Android sempre forneceu mais opções para todos, não menos". A empresa alegou que a plataforma tem sido uma razão para o sustento dos desenvolvedores europeus. E, agora, quando o Google passou a acusar o uso de aplicativos Android na Europa, surge a pergunta: é uma jogada intelectual? Existe uma possibilidade marginal de que, com essa tentativa, a empresa possa perder o controle sobre a indústria de pesquisa e navegação como tem hoje. Essa decisão do Google também abriu as portas para outros fabricantes de dispositivos, além de criar suas próprias lojas. Por exemplo, a Samsung poderia trazer seus aplicativos galaxy para os telefones, em vez de ir para o cromo pago e pesquisa do Google. Então, agora, no próximo período, podemos até testemunhar os smartphones sem o Google Apps. Isso poderia deixar a empresa com mais concorrentes e aumentando os abates.
Argumentos de Fechamento
O Google tinha anteriormente apelado contra a multa no tribunal de justiça europeu no 9th deste mês e agora eles vieram para cima com esta última política de licenciamento. Parece que eles perceberam que seu apelo não está chegando a nenhuma conclusão. Então, isso não pode ser mal-acertado agora, pois essa ação do técnico da Biggie iria compensar o equilíbrio dessa vez ou vai aterrá-los em águas quentes. Isso, só o tempo dirá.