Estamos todos cientes do caso antitruste do Android em andamento entre o Google e a UE. Nesse caso, a Comissão Européia alegou que o Google tinha o controle de sua Play Store em dispositivos Android para reprimir a concorrência pela pesquisa. Em julho 18th 2018, a União Europeia multou o Google com $ 5B por favorecer seu próprio produto nos smartphones.
Por que o Google foi acusado de abuso no Android?
Na verdade, os principais problemas, nesse caso, foram os termos de licenciamento que limitaram os fabricantes de smartphones a pré-instalar aplicativos do Google, especialmente a Pesquisa do Google e o Google Play em dispositivos baseados no Android. O Google Play tem sido a loja de aplicativos mais dominante por todos esses anos, e os fabricantes de celulares não tiveram escolha a não ser aceitar seus termos. O Google até foi acusado de dar um passo adiante e pagar para tornar seu mecanismo de busca padrão em todos os novos dispositivos.
Quais foram os motivos por trás desse abuso?
O Google perdeu seu maior caso, mas o motivo de fazê-lo em primeiro lugar ainda é um assunto discutível. Alguns dizem que o Google queria que seus aplicativos fossem familiares para que os usuários pudessem confiar nele. Esse argumento parece válido até certo ponto, já que os usuários irão procurá-lo e usá-lo por um longo período de tempo. Algumas outras teorias também estão no vento que o Google tentou reduzir o valor de ser a busca padrão, pré-instalando aplicativos em dispositivos. Bem, não importa quais sejam os motivos! Mas a Comissão Europeia considerou o Google culpado por abuso do Android e terá que pagar. Este caso de abuso do Android esteve nos principais destaques recentemente e agora só podemos esperar por mais informações sobre o assunto.
Leitura sugerida: A Apple também deve ser multada por abuso de antitruste, sabe por quê?