O Facebook é uma das plataformas de mídia social favoritas para as marcas comercializarem seus produtos e aumentar o reconhecimento da marca. Agora, com as Lojas do Facebook, a gigante das mídias sociais está dando um novo impulso ao comércio eletrônico. Devido ao Covid-19 pandemia, muitas lojas locais foram fechadas. Algumas empresas foram permanentemente fechadas enquanto outras pararam de operar temporariamente e, se a atual crise continuar, muito mais empresas irão falir. Assim, principalmente para ajudar empresas de pequena escala, CEO Mark Zuckerberg anunciou Lojas do Facebook na terça-feira. Em sua transmissão ao vivo, ele disse que é importante reconstruir a economia enquanto a pandemia continua.
"Se você não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos on-line e enviá-los para as pessoas. Estamos vendo muitas pequenas empresas que nunca tiveram empresas on-line entrando on-line pela primeira vez", disse Zuckerberg.
Ele também mencionou que as pequenas empresas compõem a grande maioria dos mais de 8 milhões de anunciantes do Facebook.
Tudo o que você precisa saber sobre as lojas do Facebook
As lojas do Facebook facilitam a criação de uma única loja on-line no Facebook e no Instagram. No Twitter, o Facebook também anunciou que em breve o recurso estará disponível para WhatsApp e Messenger. Criar uma loja no Facebook é realmente simples e não envolve nenhum custo. Mark explicou isso dizendo:
"Nosso modelo de negócios aqui é o de anúncios; portanto, em vez de cobrar negócios pelas lojas, sabemos que, se as lojas são valiosas para as empresas, eles geralmente desejam oferecer mais por anúncios. Eventualmente, ganharemos dinheiro dessa maneira".
Embora a empresa tenha permitido anteriormente que as empresas listassem seus produtos no Facebook e Instagram, o Facebook Shops levou a experiência de compra on-line para o próximo nível. Permite que as empresas enviem seus catálogos uma vez e, em seguida, eles podem escolher os produtos que desejam exibir em seu catálogo. A aparência da loja também pode ser personalizada; as marcas podem definir uma imagem de capa e escolher cores para a loja que refletem a marca. As pessoas podem explorar lojas na página de uma marca no Facebook ou na conta do Instagram ou encontrá-las em histórias ou anúncios. A partir daí, eles podem navegar na coleção total da marca, salvar produtos e fazer checkout. O pedido pode ser feito diretamente do Facebook ou os clientes serão redirecionados para o site da empresa. O check-out direto será permitido apenas para empresas que participam do Checkout do Facebook. O Facebook cobra uma pequena taxa pelo checkout feito por meio de sua plataforma. Com as lojas do Facebook, os usuários poderão obter suporte ao enviar uma mensagem para a marca por WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. Eles também podem rastrear a entrega de seus pedidos a partir daí. A empresa fez uma parceria com o Shopify, BigCommerce e outras plataformas para apoiar empresas de pequena escala.
Facebook apresentará a loja do Instagram neste verão
Outro tweet do Facebook revelou que eles lançariam o Instagram Shop nos EUA neste verão. Eles também adicionarão uma guia "Loja" na barra de navegação ainda este ano. Será uma maneira totalmente nova para os usuários do Instagram descobrirem e comprarem produtos. A marca ou os influenciadores têm usado a transmissão ao vivo para mostrar ou promover um produto. Agora, o Facebook está facilitando a compra de produtos em tempo real. Em breve, as empresas poderão marcar produtos em sua loja do Facebook antes de serem lançadas, e esses produtos marcados serão exibidos na parte inferior do vídeo, facilitando o acesso e a compra dos usuários.
Deseja integrar sua página comercial do Facebook ao seu site? Experimente o nosso módulo FB Store disponível para PrestaShop e Magento que permite listar seus produtos em sua loja do Facebook e fornece várias opções de personalização.